leitura diaria sabado

A paz do Senhor Jesus, seja muito bem-vindo ao COISA DE IRMÃO. Hoje iremos meditar na leitura diária da revista produzida pela Editora CPAD, classe dos adultos.

O tema deste trimestre é O DEUS QUE GOVERNA O MUNDO E CUIDA DA FAMÍLIA. Os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração. A lição de número 3 tem como título: “RUTE E NOEMI: ENTRELAÇADAS PELO AMOR”.

A leitura diária de sábado tem como tema: “As mulheres como testemunhas no ministério de Jesus” e faremos a leitura bíblica em Lucas 24.1-10; João 20.11-18.

Vamos a leitura:

Lucas 24.1-10

“Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, as mulheres foram ao túmulo, levando os óleos aromáticos que haviam preparado. Encontraram a pedra removida do túmulo, mas, ao entrar, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois homens com roupas resplandecentes. Estando elas com muito medo e baixando os olhos para o chão, eles disseram:

— Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrem-se do que ele falou para vocês, estando ainda na Galileia: ‘É necessário que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia.’

Então elas se lembraram das palavras de Jesus. E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os outros que estavam com eles. Essas mulheres eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos.”

João 20.11-18

“Maria, no entanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se e olhou para dentro do túmulo. Ela viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um à cabeceira e outro aos pés. Então eles perguntaram:

— Mulher, por que você está chorando?

Ela respondeu:

— Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.

Depois de dizer isso, ela se virou para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. Jesus lhe perguntou:

— Mulher, por que você está chorando? A quem você procura?

Ela, supondo que ele fosse o jardineiro, respondeu:

— Se o senhor o tirou daqui, diga-me onde o colocou, e eu o levarei.

Jesus disse:

— Maria!

Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico:

— Raboni! (“Raboni” quer dizer “Mestre”.)

Jesus continuou:

— Não me detenha, porque ainda não subi para o meu Pai. Mas vá até os meus irmãos e diga a eles: “Subo para o meu Pai e o Pai de vocês, para o meu Deus e o Deus de vocês.”

Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos:

— Eu vi o Senhor!

E contava que Jesus lhe tinha dito essas coisas.”

O Papel Crucial das Mulheres como Testemunhas

A Primeira Testemunha da Ressurreição

Os evangelhos relatam que foram as mulheres as primeiras a testemunharem a ressurreição de Jesus. Em Lucas 24, vemos que Maria Madalena, Joana, Maria, mãe de Tiago, e outras mulheres foram ao túmulo de Jesus de madrugada e encontraram-no vazio. Este encontro não foi por acaso. Deus escolheu essas mulheres para serem as primeiras portadoras da notícia mais importante da história: “Ele não está aqui, mas ressuscitou”. Este fato subverteu as normas culturais da época, onde o testemunho das mulheres era frequentemente desconsiderado.

Maria Madalena: A Primeira Mensageira

No evangelho de João, Maria Madalena é retratada como a primeira pessoa a encontrar o Cristo ressuscitado. O momento em que Jesus a chama pelo nome é profundamente pessoal e revela a ternura e o reconhecimento de Jesus por ela. Jesus a envia aos seus irmãos com a mensagem da Sua ressurreição, fazendo dela a primeira mensageira do evangelho. Maria Madalena anunciou aos discípulos: “Vi o Senhor!”, demonstrando que as mulheres tiveram um papel vital no testemunho da ressurreição.

Lições Espirituais das Testemunhas Femininas

Igualdade e Dignidade

O fato de Jesus aparecer primeiro às mulheres e lhes confiar a mensagem de sua ressurreição sublinha a igualdade e dignidade que Ele conferiu a elas. Em uma cultura que frequentemente marginalizava as mulheres, Jesus as tratou com respeito e honra. Este exemplo nos desafia a valorizar e respeitar igualmente todos os membros do corpo de Cristo, independentemente de gênero.

Fé e Coragem

As mulheres mostraram grande fé e coragem ao irem ao túmulo de Jesus. Elas estavam dispostas a enfrentar a tristeza, a perplexidade e, possivelmente, o perigo, para honrar a Jesus. Sua fé foi recompensada com a revelação da ressurreição. Podemos aprender com seu exemplo a sermos fiéis e corajosos em nossa busca por Jesus, especialmente em tempos de incerteza e dor.

A Missão de Proclamar

Jesus confiou às mulheres a missão de proclamar Sua ressurreição. Isso nos ensina que todos os crentes, independentemente de gênero, são chamados a compartilhar as boas novas do evangelho. Cada um de nós tem uma história e um testemunho para compartilhar, e Deus pode usar nossas vozes para levar a esperança da ressurreição a outros.

Conclusão

Queridos irmãos e irmãs, que possamos valorizar e honrar o papel das mulheres como testemunhas no ministério de Jesus. Que suas histórias de fé, coragem e obediência nos inspirem a viver de maneira que reflita a igualdade e a dignidade que Jesus conferiu a todos. E que possamos, como elas, ser fiéis mensageiros das boas novas da ressurreição, proclamando a verdade de que Cristo vive.

Que Deus abençoe a sua vida e até a próxima em nome de Jesus.

Nos siga no Instagram: @coisadeirmao_oficial/

Se inscreva em nosso canal no YouTube: Coisa de Irmão

Voltar ao topo