leitura diaria sabado

A paz do Senhor Jesus, seja muito bem-vindo ao COISA DE IRMÃO. Hoje iremos meditar na leitura diária da revista produzida pela Editora CPAD, classe dos adultos.

O tema deste trimestre é O DEUS QUE GOVERNA O MUNDO E CUIDA DA FAMÍLIA. Os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração. A lição de número 2 tem como título: “O LIVRO DE RUTE”.

A leitura diária de sábado tem como tema: “Boaz e Rute: o prenúncio da derrubada da parede de separação” e faremos a leitura bíblica em Efésios 2.11-16.

Vamos a leitura:

“Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.”

A Bíblia é repleta de histórias que não só narram eventos históricos, mas também carregam profundos significados espirituais e teológicos. Uma dessas histórias é a de Boaz e Rute, encontrada no Livro de Rute, no Antigo Testamento. Esta narrativa não é apenas uma bela história de amor e redenção, mas também um prenúncio significativo do grande mistério revelado em Efésios 2.11-16, onde Paulo fala sobre a derrubada da parede de separação entre judeus e gentios.

Contexto Histórico e Cultural

A Situação de Rute

Rute era uma moabita, pertencente a um povo historicamente inimigo de Israel. Após a morte de seu marido, Rute escolhe acompanhar sua sogra Noemi de volta a Belém, declarando sua famosa lealdade: “O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus” (Rute 1:16). Este gesto de fidelidade e conversão já sugere uma quebra das barreiras culturais e religiosas.

A Figura de Boaz

Boaz, um parente rico de Noemi, surge como o redentor de Rute. Como “goel” (redentor), Boaz tinha a responsabilidade de proteger os interesses familiares de seu parente falecido. O papel de Boaz é crucial, pois ele não só redime Rute, mas também a aceita como sua esposa, superando a barreira étnica entre israelitas e moabitas.

A História de Boaz e Rute: Uma Prefiguração da Unidade em Cristo

O Relacionamento entre Boaz e Rute

O relacionamento entre Boaz e Rute é um exemplo vivo da graça. Boaz não vê Rute como uma estrangeira indesejável, mas a acolhe com bondade e justiça. Este ato de inclusão aponta para a mensagem de Efésios 2.11-16, onde Paulo declara que Cristo “derrubou a parede da separação” e uniu ambos os povos em um só.

Redenção e União

A redenção de Rute por Boaz prefigura a redenção maior que viria através de Jesus Cristo. Assim como Boaz pagou o preço para redimir Rute, Jesus pagou o preço supremo para redimir toda a humanidade. Em Efésios 2.13-14, Paulo afirma: “Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade”.

Efésios 2.11-16: A Unificação dos Povos em Cristo

Contexto de Efésios

Paulo escreve aos efésios para lembrá-los da nova identidade e unidade que possuem em Cristo. Ele enfatiza que, através do sacrifício de Jesus, tanto judeus quanto gentios foram reconciliados com Deus e uns com os outros.

A Derrubada da Parede de Separação

A “parede de separação” mencionada por Paulo representa as leis e regulamentos que mantinham judeus e gentios separados. Em Cristo, essas barreiras são derrubadas, criando um novo homem, uma nova humanidade reconciliada. O que Boaz fez por Rute, aceitando-a e redimindo-a, Cristo fez por todos nós em uma escala infinitamente maior.

Conclusão

A história de Boaz e Rute é mais do que uma simples narrativa de amor e fidelidade. É um prenúncio poderoso da obra reconciliadora de Cristo, que derrubou as barreiras de separação e uniu toda a humanidade em um só corpo. Assim como Boaz e Rute superaram as divisões étnicas e culturais de sua época, nós, em Cristo, somos chamados a viver essa unidade, refletindo a paz e a reconciliação que Ele trouxe ao mundo.

Que Deus abençoe a sua vida e até a próxima em nome de Jesus.

Veja também no YouTube:

Nos siga no Instagram: @coisadeirmao_oficial/

Se inscreva em nosso canal no YouTube: Coisa de Irmão

Voltar ao topo