Leitura jovens segunda

A paz do Senhor Jesus, seja muito bem-vindo ao COISA DE IRMÃO. Hoje iremos meditar na leitura semanal da revista produzida pela Editora CPAD, classe dos jovens.

O tema deste trimestre é NA COVA DOS LEÕES. O exemplo de fé e coragem de Daniel para o testemunho cristão em nossos dias.

A lição de número 3 tem como título: “CONSERVANDO OS VALORES E GUARDANDO A IDENTIDADE”.

A leitura desta segunda-feira tem como tema: “Guardando o coração” e faremos a leitura bíblica em Provérbios 4.23.

Vamos a leitura:

“De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

O Significado do Coração na Bíblia

Na Bíblia, o coração é frequentemente usado para representar a sede dos nossos sentimentos, pensamentos e vontades. É o centro da nossa personalidade e o lugar onde nossas decisões são tomadas. Portanto, guardar o coração significa proteger e cuidar das nossas emoções, pensamentos e desejos de maneira que agradem a Deus.

Por Que Devemos Guardar o Nosso Coração?

Guardar o coração é essencial porque ele é a fonte da vida. Tudo o que fazemos e quem nos tornamos está diretamente ligado ao estado do nosso coração. Se nosso coração estiver cheio de coisas boas, nossas ações e palavras refletirão isso. No entanto, se permitirmos que coisas negativas como a amargura, o ódio ou a inveja tomem conta, isso também se manifestará em nossa vida diária.

Como Guardar o Coração?

Alimentando-se da Palavra de Deus

A leitura e a meditação na Bíblia nos ajudam a alinhar nossos pensamentos e desejos com a vontade de Deus. “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” (Salmo 119:11, NAA).

Oração

Através da oração, entregamos nossas preocupações e ansiedades a Deus, pedindo Sua ajuda para manter nosso coração puro e focado nas coisas que são verdadeiras, nobres, justas, puras, amáveis e de boa fama (Filipenses 4:8).

Comunhão com Outros Cristãos

Estar em comunidade nos ajuda a manter a nossa fé forte. “Como o ferro com ferro se afia, assim o homem afia o rosto do seu amigo.” (Provérbios 27:17, NAA).

Vigilância

Devemos estar atentos ao que permitimos entrar em nosso coração. Isso inclui o que vemos, ouvimos e com quem passamos nosso tempo. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23, NAA).

Exemplos Bíblicos de Corações Guardados

José

Apesar de todas as adversidades que enfrentou, José manteve seu coração puro e confiante em Deus. Ele perdoou seus irmãos e não permitiu que a amargura tomasse conta de seu coração.

Davi

Conhecido como o homem segundo o coração de Deus, Davi buscava constantemente a direção de Deus e se arrependia quando errava. Seu salmo de arrependimento, Salmo 51, mostra sua preocupação em manter um coração puro diante de Deus.

Conclusão

Guardar o coração é um ato contínuo de submissão e entrega a Deus. É reconhecer que nossas vidas são influenciadas pelo que permitimos entrar em nosso coração e, portanto, devemos cuidar dele com a maior diligência. Que possamos seguir o conselho de Provérbios 4:23, permitindo que Deus nos guie e nos ajude a manter nossos corações puros e focados nEle.

Que Deus abençoe a sua vida e até a próxima em nome de Jesus.

Veja também no YouTube:

Nos siga no Instagram: @coisadeirmao_oficial/

Se inscreva em nosso canal no YouTube: Coisa de Irmão

Voltar ao topo