leitura diaria adultos quinta

A paz do Senhor Jesus, seja muito bem-vindo ao COISA DE IRMÃO. Hoje iremos meditar na leitura diária da revista produzida pela Editora CPAD, classe dos adultos.

O tema deste trimestre é O DEUS QUE GOVERNA O MUNDO E CUIDA DA FAMÍLIA. Os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração. A lição de número 2 tem como título: “O LIVRO DE RUTE”.

A leitura diária de quinta-feira tem como tema: “Longanimidade e misericórdia de Deus” e faremos a leitura bíblica em Salmos 103.8; Joel 2.13; Romanos 2.4.

Vamos a leitura:

Salmos 103.8

“O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno.”

Joel 2.13

“Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.”

Romanos 2.4

“Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?”

A Bíblia Sagrada é repleta de exemplos que demonstram o caráter de Deus, especialmente Sua longanimidade e misericórdia. Esses atributos divinos são essenciais para compreendermos a relação de Deus com a humanidade.

Salmos 103:8

O Salmo 103 é um cântico de louvor ao Senhor, ressaltando Sua bondade e misericórdia. No versículo 8, lemos:

“Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade.”

Este versículo sublinha quatro atributos divinos: misericórdia, piedade, longanimidade e benignidade. A misericórdia de Deus é Sua compaixão e disposição para perdoar. Sua piedade reflete Sua compreensão e ternura em relação às nossas fraquezas. A longanimidade, que será explorada mais profundamente, é a paciência e a tolerância de Deus diante das nossas falhas e pecados. A benignidade, por sua vez, é a bondade generosa e amorosa que Ele demonstra continuamente.

A mensagem central aqui é que Deus é infinitamente paciente e compassivo. Ele não reage com ira imediata diante dos nossos erros, mas oferece-nos tempo e oportunidade para arrependimento.

Joel 2:13

No livro do profeta Joel, encontramos uma chamada ao arrependimento que destaca a misericórdia de Deus. Em Joel 2:13, está escrito:

“E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.”

Joel exorta o povo a um arrependimento genuíno, não meramente exterior. Rasgar as vestes era um sinal tradicional de luto e arrependimento, mas Joel insiste que o verdadeiro arrependimento deve vir do coração. Deus, sendo misericordioso e compassivo, é tardio em irar-se e grande em benignidade, pronto para perdoar quando nos voltamos a Ele com sinceridade.

Este versículo reforça a ideia de que Deus deseja restaurar o relacionamento com Seu povo. Sua longanimidade e misericórdia oferecem uma oportunidade contínua para a reconciliação.

Romanos 2:4

No Novo Testamento, o apóstolo Paulo também fala sobre a paciência e a bondade de Deus em sua carta aos Romanos. Em Romanos 2:4, ele escreve:

“Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?”

Paulo adverte contra o desprezo pela paciência e bondade de Deus. Ele esclarece que a longanimidade de Deus não deve ser interpretada como indiferença ao pecado, mas como uma oportunidade para o arrependimento. A paciência de Deus é uma expressão de Seu desejo de que todos venham ao arrependimento e à salvação.

Conclusão

A longanimidade e a misericórdia de Deus são temas centrais em toda a Bíblia. De Salmos a Joel e Romanos, vemos uma imagem consistente de um Deus que é misericordioso, compassivo e extremamente paciente. Ele nos oferece inúmeras chances de arrependimento e busca continuamente restaurar o relacionamento com Sua criação.

Esses atributos divinos não apenas revelam a natureza de Deus, mas também nos chamam a refletir sobre nossa própria vida e atitudes. Somos chamados a imitar a paciência e a misericórdia de Deus em nossas interações diárias, reconhecendo que, assim como Ele é paciente conosco, devemos ser pacientes e misericordiosos com os outros.

Que possamos sempre lembrar e agradecer pela longanimidade e misericórdia de Deus, permitindo que esses atributos transformem nossa vida e nos guiem em nosso caminho de fé.

Que Deus abençoe a sua vida e até a próxima em nome de Jesus.

Veja também no YouTube:

Nos siga no Instagram: @coisadeirmao_oficial/

Se inscreva em nosso canal no YouTube: Coisa de Irmão

Voltar ao topo