Leitura semanal quarta jovens

A paz do Senhor Jesus, seja muito bem-vindo ao COISA DE IRMÃO. Hoje iremos meditar na leitura semanal da revista produzida pela Editora CPAD, classe dos jovens.

O tema deste trimestre é NA COVA DOS LEÕES. O exemplo de fé e coragem de Daniel para o testemunho cristão em nossos dias.

A lição de número 6 tem como título: “CORAGEM PARA ENFRENTAR A FORNALHA ARDENTE.

A leitura desta quarta-feira tem como tema: “É Deus quem nos justifica” e faremos a leitura bíblica em Romanos 8.33-37.

Vamos a leitura:

“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada? Como está escrito: “Por amor de ti, somos entregues à morte continuamente;

fomos considerados como ovelhas para o matadouro.”

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”

Em um mundo cheio de desafios e incertezas, a busca por justiça e justificativa se torna uma necessidade constante. Muitas vezes, buscamos ser justificados por nossos atos, opiniões e escolhas diante de outras pessoas. No entanto, a Bíblia nos ensina que a verdadeira justificativa vem de Deus. Em Romanos 8:33-37 (NAA), o apóstolo Paulo nos oferece uma visão profunda e consoladora sobre quem nos justifica e como essa justificação transforma nossa vida.

Quem nos acusará? (Rm 8.33)

“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.” (Rm 8.33)

Paulo inicia esta passagem com uma pergunta retórica: “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?” A resposta é clara e poderosa: “É Deus quem os justifica.” Aqui, Paulo destaca que qualquer acusação contra os filhos de Deus é anulada pela justificação divina. A justiça de Deus é perfeita e imutável, e Ele escolheu justificar aqueles que são Seus.

A ideia de que Deus é o único que pode nos justificar traz um grande conforto. Não precisamos temer as acusações dos homens ou as mentiras do inimigo, pois nossa justificação não depende das opiniões alheias, mas sim da obra redentora de Cristo.

A Intercessão de Cristo (Rm 8.34)

“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” (Rm 8.34)

Paulo prossegue com outra pergunta: “Quem os condenará?” A resposta é novamente encontrada na obra de Cristo. Jesus morreu, ressuscitou e agora está à direita de Deus, intercedendo por nós. Esta intercessão contínua garante nossa justificação e nos assegura que estamos constantemente diante do trono de Deus, cobertos pelo sacrifício de Cristo.

A intercessão de Cristo é uma das maiores fontes de esperança e segurança para o cristão. Saber que Jesus, o Filho de Deus, está intercedendo por nós, significa que não há condenação possível. A justificação que recebemos de Deus é completa e eterna.

Quem Nos Separará do Amor de Cristo? (Rm 8.35-36)

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.” (Rm 8.35-36)

Paulo lista uma série de circunstâncias difíceis que os crentes podem enfrentar: tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo e espada. No entanto, ele afirma que nenhuma dessas coisas pode nos separar do amor de Cristo. Mesmo quando enfrentamos provações extremas, somos lembrados de que o amor de Cristo é inabalável e constante.

A citação do Salmo 44:22 ressalta que o sofrimento não é um sinal de abandono divino, mas muitas vezes faz parte da experiência de seguir a Deus. Mesmo nas piores circunstâncias, somos mais que vencedores por meio de Cristo, que nos ama.

Mais que Vencedores (Rm 8.37)

“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Rm 8.37)

Paulo conclui essa seção com uma declaração triunfante: “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” A expressão “mais que vencedores” indica que não apenas superamos as dificuldades, mas fazemos isso de forma vitoriosa e abundante, graças ao amor de Cristo.

A justificação que recebemos de Deus não apenas nos absolve de toda culpa, mas também nos capacita a viver de forma vitoriosa, independentemente das circunstâncias. Esse amor transformador nos dá força, coragem e a certeza de que nada pode nos separar de Deus.

Conclusão

A certeza de que é Deus quem nos justifica é uma das verdades mais consoladoras e fortalecedoras que podemos encontrar nas Escrituras. Em Romanos 8:33-37, somos lembrados de que nossa justificação não depende de nós mesmos, mas exclusivamente de Deus. Cristo intercede por nós continuamente, garantindo nossa posição diante de Deus.

Que possamos viver com a confiança de que, independentemente das dificuldades que enfrentamos, somos justificados por Deus e nada pode nos separar do Seu amor. Que essa verdade nos encoraje a viver de maneira plena e vitoriosa, sabendo que somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.

Que Deus abençoe a sua vida e até a próxima em nome de Jesus.

Nos siga no Instagram: @coisadeirmao_oficial/

Se inscreva em nosso canal no YouTube: Coisa de Irmão

Voltar ao topo