Leitura diária Terça adultos

A paz do Senhor Jesus, seja muito bem-vindo ao COISA DE IRMÃO. Hoje iremos meditar na leitura diária da revista produzida pela Editora CPAD, classe dos adultos.

O tema deste trimestre é O DEUS QUE GOVERNA O MUNDO E CUIDA DA FAMÍLIA. Os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração. A lição de número 6 tem como título: “O LIVRO DE ESTER”.

A leitura diária de terça-feira tem como tema: “O contexto do Livro de Ester remonta ao Cativeiro Babilônico” e faremos a leitura bíblica em Jeremias 25.11; 29.10-14.

Vamos a leitura:

Jeremias 25.11

“Toda esta terra virá a ser uma ruína, objeto de horror, e estas nações servirão o rei da Babilônia durante setenta anos.”

Jeremias 29.10-14

“Assim diz o Senhor: “Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vocês e cumprirei a promessa que fiz a vocês, trazendo-os de volta a este lugar. Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês”, diz o Senhor. “São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança. Então vocês me invocarão, se aproximarão de mim em oração, e eu os ouvirei. Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração. Serei achado por vocês”, diz o Senhor, “e farei com que mude a sorte de vocês. Eu os congregarei de todas as nações e de todos os lugares para onde os dispersei”, diz o Senhor, “e trarei vocês de volta ao lugar de onde os mandei para o exílio.””

A história de Ester é uma das narrativas mais emocionantes e inspiradoras da Bíblia. Situada no período do Império Persa, o livro de Ester nos revela como Deus protegeu Seu povo através de eventos aparentemente comuns, mas divinamente orquestrados. Para compreender melhor esse livro, é essencial entender o contexto histórico do Cativeiro Babilônico, conforme descrito em Jeremias 25:11 e 29:10-14 (NAA).

O Cativeiro Babilônico

O Cativeiro Babilônico foi um período crucial na história de Israel. Devido à desobediência e idolatria persistente, Deus permitiu que os babilônios, liderados por Nabucodonosor, invadissem Jerusalém e levassem os judeus cativos para a Babilônia. Jeremias 25:11 descreve este período:

> “Toda esta terra se tornará um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos.”

Esta profecia indicava que a nação de Judá estaria em cativeiro por setenta anos. Deus, em Sua soberania, usou esse tempo para disciplinar e refinar Seu povo.

A Promessa de Retorno

Embora o Cativeiro Babilônico fosse um período de julgamento, Deus não abandonou Seu povo. Em Jeremias 29:10-14, Ele prometeu restaurar os exilados:

> “Porque assim diz o Senhor: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos mandei para o exílio.”

Esta promessa de retorno trouxe esperança aos judeus no exílio. Deus assegurou-lhes que Ele tinha um plano para o futuro, um plano de paz e prosperidade.

O Livro de Ester no Contexto do Cativeiro

O Livro de Ester ocorre após o retorno dos judeus à sua terra natal, mas ainda dentro do contexto mais amplo do domínio persa, que sucedeu o Império Babilônico. Ester, uma jovem judia, torna-se rainha da Pérsia e, através de sua coragem e fé, Deus usa sua posição para salvar o povo judeu de um plano de extermínio.

A ligação entre o cativeiro e a história de Ester é clara: mesmo em terras estrangeiras e sob domínio de potências mundiais, Deus estava trabalhando para proteger e cumprir Suas promessas ao Seu povo. A coragem de Ester e a sabedoria de Mordecai revelam como Deus pode usar indivíduos fiéis em qualquer circunstância para cumprir Seus propósitos.

Reflexão Devocional

A história de Ester, em seu contexto do Cativeiro Babilônico, nos ensina lições preciosas sobre a soberania e fidelidade de Deus. Mesmo quando enfrentamos momentos de disciplina ou dificuldade, podemos confiar que Deus tem um plano maior em ação. Ele nos chama a confiar em Suas promessas, a buscar Sua face de todo o coração e a sermos corajosos em nossa fé, sabendo que Ele trabalha todas as coisas para o bem daqueles que O amam (Romanos 8:28).

Que possamos, assim como Ester, estar prontos para sermos usados por Deus, independentemente de nossas circunstâncias, sabendo que Ele é fiel para cumprir todas as Suas promessas.

Conclusão

O Livro de Ester é uma poderosa lembrança da providência divina e da fidelidade de Deus. Ao estudar sua história e o contexto do Cativeiro Babilônico, somos encorajados a confiar em Deus, mesmo nas situações mais difíceis. Que essa narrativa fortaleça nossa fé e nos inspire a viver corajosamente para a glória de Deus.

Que Deus abençoe a sua vida e até a próxima em nome de Jesus.

Nos siga no Instagram: @coisadeirmao_oficial/

Se inscreva em nosso canal no YouTube: Coisa de Irmão

Voltar ao topo